A Finitude em Tempos de Pandemia
- André De Lima

- May 21, 2021
- 1 min read

Hoje refletindo frente a perda de uma pessoa próxima pela Covid-19 algumas palavras foram surgindo. Percebo que quando a perda ocorre de forma tão abrupta, sem uma pré-existência, sem uma doença em curso, a dor que essa perda nos gera é sentida de forma gigantesca.
A morte é uma adversidade muito grande, que vai além da perda do ente querido, precisamos compreender uma série de outras perdas que essa morte vai produzir na vida desse sujeito. O que se apresenta de modo eminente é um caráter de sofrimento muito grande.
Quando olhamos para essa realidade da perda, olhamos também para as perdas dos papeis que esse outro exercia na nossa vida e dos papeis sociais que nós exercíamos na vida deles. Perdemos também lugares, perdemos projetos, perdemos fontes que investimento libidinal, ou seja, lugares ou pessoas que nos dão prazer.
Lidar com o buraco que fica frente a tantas perdas, não é tarefa fácil.
Num primeiro momento precisamos aprender a lidar com a angústia do não saber, pois diante de algo novo somos sempre impelidos a querer dar sempre as respostas a tudo numa atitude de um Ego inflado, por esse motivo o primeiro passo é partir dessa angústia, desse não saber sobre tudo, e a partir desse movimento buscar ir desvelando o que se apresenta.
Psicólogo André Lima CRP 08-33035



Comments