Um olhar sobre a Adolescência
- André De Lima

- Apr 24, 2022
- 2 min read

"Nunca me Sonharam" é um documentário que fala a respeito da fase da adolescência, quais são os anseios, desejos, desafios, medos desse público que muitas vezes não tem voz e nem vez. O jovem vive esta fase como o tempo de experimentação, o tempo de descobertas e infinitas possibilidades de ser, e isso fica bem visível na fala dos adolescentes, que num primeiro momento são comparados a "tempestade e trovão" exatamente por ter essa forma incontrolável de querer viver e experimentar tudo.
Muitos jovens não se sentem ouvidos, reconhecidos como alguém que tenha direito a uma opinião, quase sempre são tidos como viventes de uma fase, e que logo vai passar... É preciso ampliar o horizonte e perceber a fase da adolescência não apenas como passagem, mais como realidade, e uma realidade que muda a vida das pessoas, que enriquece.
Associados aos desafios da própria adolescência, em alguns casos estão agrupados desafios muito maiores como a discriminação, a diferença social e tudo isso aumenta ainda mais a disparidade de oportunidade. A grande chave que fará a diferença é o estudo e a leitura e por isso a educação é essencial para a construção de uma sociedade melhor. No entanto quando falamos em educar, caímos no erro grosseiro que isso significa apenas oferecer escolas que ensinam, porém o jovem precisa de muitos mais que isso, eles precisam de um espaço onde possam criar, onde possam ser ouvidos, onde possam se sentir parte integrada e importante do processo do saber.
O documentário apresenta um dado preocupante: 38% dos adolescentes não estão matriculados nas escolas, e não estão trabalhando em nenhuma área da sociedade e a pergunta que fica é saber onde estão esses jovens?! E o próprio documentário responde que estamos perdendo esses jovens para o uso desenfreado de substâncias lícitas e ilícitas, para a gravidez na adolescência, para o mercado da criminalidade...
Um outro ponto levantado no documentário é a falta de envolvimento da família no processo educacional. Em muitos casos a família funciona mais como um estímulo desencorajador do que qualquer outra coisa, no entanto é preciso ter um olhar mais humanizado para esta família também, perceber que as constituições familiares estão cada vez mais diversas e talvez isso seja a dificuldade nessa interação família - escola.
Vemos escolas com estruturas físicas muito precárias, carentes de reformas e em outros casos escolas com tantas grades que se confunde a estrutura com a de presídios. É necessário um olhar a cerca disso, pois de maneira invisível afeta muito o desempenho do jovem... Também é necessário acreditar que é possível mudar essa realidade, que se pode fazer muito com o pouco, que a educação não está em conseguir milhões de recursos, mas sim em saber como aplicar de modo interessante o pouco recurso que temos. Uma grande parceira nesse processo é a cultura, e é necessário trazê-la para o contexto educacional, cultura e educação precisam caminhar juntas para garantir um aprendizado que gere mudanças sociais.
Psicólogo André Lima CRP 08 nº33035
Referência: https://www.youtube.com/watch?v=KB-GVV68U5s



Comments